segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Traduzir-se

"Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?"

.....

.
.
.
[Nota: "Traduzir-se" é um poema de...
...José Ribamar Ferreira, ou Ferreira Gullar (São Luís-MA - 10/09/1930), um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro. Considerado uma das vozes mais expressivas da poesia brasileira, Ferreira Gullar deixou-se influenciar por temas políticos que estiveram em evidência. Ganhou diversos prêmios, como o concurso de poesia, promovido pelo Jornal de Letras, com seu poema "O Galo" em 1950. Em 2002, foi indicado por 9 professores dos EUA, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel da Literatura;
foi musicado por...
...Raimundo Fágner Cândido Lopes (Fortaleza-CE - 13/10/1949), um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro. Estreou em sua carreira musical vencendo o IV Festival de Música Popular do Ceará, em 1968, com a música "Nada Sou". Homem de temperamento forte e muitas vezes incompreendido, Fágner acumula prêmios e sucessos em seus mais de 25 álbuns lançados.]

10 comentários:

  1. Conheci o poema e só depois a música. Bonito, os dois.

    ResponderExcluir
  2. Bonito msm os dois.
    Parabéns pelo blog.To seguindo passa no meu ? http://www.vivendonocapricho.blogspot.com/
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico este poema. Por acaso não conhecemos a música...mas vamos já tratar disso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, nao so o poema, tudo por aqui *--*
    gostei a beça . bjos flor

    ResponderExcluir
  5. Amei o poema, disse tudo!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o poema, mas ainda bem que corrigi este erro hj.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do estilo do blog. Se puder, dá uma olhada no meu (arquivodigitalfs.blogspot.com.)

    ResponderExcluir
  8. Essa música é linda, na voz de Oswaldo Montenegro então..

    ô querida, Brigada
    Vai passar sim
    É fase, má fase. Rs

    Beeeeeijos.

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que ficaste interessada no livro. Tenho a certeza que te vais adorar lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. adoro esse poema e Fagner é o cara!!!

    ResponderExcluir